As Conversas de Transição para...:
Numa lógica de mapear necessidades, oportunidades, projetos emergentes, iniciativas relevantes, juntamos as experiências pessoais de diferentes intervenientes em Transição, e os sucessos e barreiras que cada um encontrou.
Este ciclo de conversas é simultaneamente uma iniciativa de pesquisa aberta, com intenção de ouvir e registar realidades e, também, uma plataforma para dar voz e juntar peças de um mapa complexo, que acreditamos poder ser simplificado.
O tema desta conversa com a Luisa Pinheiro, co-fundadora da Associaçao Cabelos Brancos: "...a diversidade etária como factor de inclusão no mercado de trabalho".
Quais as barreiras? Quais as vantagens? Como podemos olhar para este tema por dentro das organizaçoes? O que ganhamos se a diversidade etaria for uma prioridade?
Nesta conversa a inspiraço vem da Luisa Pinheiro, com a partilha de factos e descobertas sobre a realidade do trabalho, e o duplo impacto nas organizaçes e vidas das pessoas quando olhamos para a idade com novas lentes.
Licenciada em Política Social, tem participado em vários projetos de inovação social na ótica de uma sociedade sem idades. Abraçou o sonho de uma sociedade inclusiva, e acredita que chegar a velho é um privilégio que deve ser vivido com o maior dos orgulhos.
Sobre o projeto inTransitus:
VAMOS VIVER VIDAS MUITO MAIS LONGAS... E AGORA?
- Não paramos: de viver, de trabalhar, de contribuir , de criar valor apenas pela nossa idade cronológica.
- Não escutamos: apenas as ideias do passado, os vieses culturais, os mitos sobre as idades. A demografia de hoje pede-nos para redescobrir novas realidades que desafiam o que ainda ouvimos sobre a idade.
- Não olhamos: apenas para as idades cronológicas e barreiras demográficas, nem para um caminho único para todas as pessoas.
Procuramos descobrir novos mapas, para olhar em multiplas direções, caminhos diferentes para pessoas diferentes, baseados no futuro e não no que ficou para trás.
Esperamos por si no Auditório do Avila Spaces - Atrium Saldanha!